Tuesday, May 15, 2007

O Mundo na Era da Globalização - Resumo

Anthony Giddens – Sociólogo britânico
Assessor do 1º Ministro Britânico Tony Blair
O mais lido e citado teórico social da sua geração

Uma das suas 34 obras chama-se “O Mundo na Era da Globalização” subdividindo-se em:
1. Globalização
2. Risco
3. Tradição
4. Família
5. Democracia

Globalização

Globalização Vs. Mundialização

Globalização: Origem anglo saxónica, referente à expansão capitalista que visa aumentar os mercados e os lucros. Tem início no ocidente e alastra-se para o resto do mundo.
Mundialização: Termo familiar às línguas neolatinas, refere-se à interligação entre o mundo na sua inteireza. O mundo como um todo faz parte do indivíduo e este tem características desse todo universal. (teoria do holograma, MORIN, 1995)

Divide o mundo em duas partes relativamente às posições adoptadas face à globalização


Para o autor a Globalização é:

  • Revolucionária
  • Política, tecnológica e cultural
  • Influenciada pelos progressos em termos de comunicação
  • Origina produtos que são fruto da combinação entre as novas tecnologias da comunicação e a globalização (ex.: Personalidades que vivem em locais muito distantes de outras pessoas e no entanto estas conhecem-nos melhor do que os seus próprios vizinhos, pelo menos em termos de imagem)
  • Fenómeno interior que afecta profundamente as nossas vidas
  • Reacende identidades culturais
  • Levou ao culminar do comunismo

Problemas levantados pelos pessimistas:

  • Globalização – uma ocidentalização monopolizadora
  • Destruidora das culturas locais e aumento das desigualdades

Soluções de Giddens:

  • Globalização é cada vez mais um fenómeno descentralizado (os vários países do mundo influenciam-se mutuamente e não apenas no sentido Oeste-Este)
  • Globalização pode ser destruidora de economias locais, no entanto opor-se a ela é uma estratégia desajustada
  • As instituições alteram-se por dentro mantendo a mesma aparência; (instituições como família, trabalho, casamento têm de ser substituídas para se adaptarem à globalização porque esta veio para ficar)
Risco

Noção de risco: século XVI, XVII à viagens ultramarinas
Excitação/ aventura



Seguros: primeiros seguros marítimos datam de 1782 (Londres)

Acreditar no futuro construindo pelo homem

O risco não desaparece – transfere-se para a seguradora

Economia capitalista


--> Risco exterior à imposição da tradição ou da natureza

--> Risco provocado à risco provocado pelo desenvolvimento tecnológico sobre o meio ambiente


Alarmismo = gripe das aves;
Ocultação = factor laranja


Tradição

A palavra tradição tem origem na palavra latina tradere, que significa transmitir


· Giddens refere que as tradiçoes que hoje conhecemos são recentes, têm apenas 3 séculos: exemplifica esta afirmação com o caso dos kilts escoceses, explicando que na sua génese estes nem sequer são escoceses mas sim irlandeses, tendo entrado na Escócia por volta do século XVIII e evoluindo de uma veste completa para apenas um género de saia.

· Deste modo o autor britânico explica como se fabrica uma tradição, acrescentando que estas construções são a forma da modernidade garantir a lembrança do passado de uma forma moralmente válida, bem como uma forma de construir uma identidade nacional ou local

· Como qualquer outro aspecto da vida humana, a globalização afecta a tradição: ainda no caso dos kilts escoceses, não só os nativos daquele país os usam, tendo-se tornado um adereço de moda, subvertendo a tradição escocesa em mais uma peça de roupa.


Família

Giddens aponta vários factores para a transformação das famílias nestes tempos globalizados:



1. Divórcio – surgem as famílias monoparentais em que os filhos passam a semana com um progenitor e o fim-de-semana com outro, acabando eventualmente por ter duas famílias, com direito a madrasta, padrasto e meios-irmãos.

2. Casamento por amor – este fenómeno relativamente recente pode de algum modo ir contra a ideia de família tradicional que podemos ter. O amor com as suas vicissitudes próprias pode não ser compatível com a racionalidade necessária para construir uma família dita normal.

3. Emancipação da mulher e a realização profissional desta são incompatíveis com família tradicional, na medida em que a mãe deixa a função de doméstica a tempo inteiro, tornando-se uma profissional em que a carreira está em primeiro lugar.

4. A homossexualidade cada vez mais assumida e legalizada em alguns países através da possibilidade de casamento leva ao surgimento de novas espécies da família.



Democracia

Conceito nascido na antiga Grécia com um significado diferente da dos dias de hoje.



Características principais:

  • Competitividade política (mais do que um partido);
  • Eleições regulares e honestas;
  • Baseada nas liberdades civis: Liberdade de Expressão; Liberdade de Discussão; Liberdade Pertença a Grupos; Liberdade Política.

Democracia – Globalização

Intrinsecamente ligadas


(Se não existisse Democracia, a Globalização não se teria propagado – como é o caso dos países não democráticos – e se não houvesse Globalização a Democracia não se teria espalhado pelo mundo tão rápida e eficazmente como aconteceu)




Principais Impulsionadores: Revolução Americana, Revolução Francesa, Revolução Industrial

--> Expansão da Democracia ainda que exista um aparente desinteresse e desconfiança nos políticos e nas suas decisões.

--> Embora a Democracia apresente várias falhas, a Fé neste sistema político mantém-se sendo este visto como a melhor política a adoptar. Contudo o constante aumento da abstenção nas eleições e as manifestações contra os vários sistemas políticos leva a pensar que a Democracia começa a perder poder.





Comunicação Social como Messias da Democracia. Porquê?

Os Órgãos de Comunicação Social funcionam como reguladores entre a população e os políticos, apresentados as virtudes e os defeitos da Democracia. Exemplo do autor: Não existe mais corrupção agora do que antigamente, mas agora (e muito graças à Comunicação Social) esta é descoberta com mais frequência.




Existe portanto uma questão premente:

Será que a Democracia será ultrapassada por outro sistema político que inspire mais confiança ou será que o aperfeiçoamento desta (também devido a uma maior relevância dos Órgãos de Comunicação Social) levará a uma permanência “infinita” da Democracia?

No comments: