Wednesday, May 16, 2007

Conclusão

  • Com o resumo da obra "O Mundo na Era da Globalização" e com o resultado do inquérito "És Globalizado" concluímos que o mundo sofre algumas alterações a vários níveis, muitas de índole social, sendo o modelo norte-americano o mais seguido.

  • Muitos dos exemplos utilizados pelo autor não são de modo algum desconhecidos por nós, mas pensá-los segundo este prisma talvez o seja. Segundo Giddens a globalização é algo de positivo e inevitável, sobretudo a nível económico, considerando-se desaquada a estratégia de fechar fronteiras a um mercado e comércio abertos. No entanto de acordo com a nossa própria interpretação, baseada em conhecimentos alheios à obra de Giddens, cremos que a apesar da globalização trazer alguns benefícios e se desenvolver praticamente no mundo inteiro, ainda assim trata-se de uma americanização, não só do seu modelo económico (capitalista) como também do seu modelo de vida social e cultural.

  • Cabe a todos nós tentar procurar as vantagens ou desvantagens desta assimilação passiva, e atentarmos nos problemas que daí podem advir, não só a nível do esbatimento da diversidade cultural, como outros problemas mais graves, até mesmo de saúde pública (ex.: o risco interno que Giddens refere; alimentação fast-food).

  • Como seres racionalmente evolutivos as transformações são parte inerente à nossa condição, porém regemo-nos por padrões dominantes que nem sempre têm uma condição pré-histórica. Isto é, as nossas tradições, aquelas que consideramos por vezes serem a base da nossa civilização, ou do nosso país pelo menos, frequentemente não são tão antigas quanto isso nem tiveram um papel fundamental na construção da identidade individual ou nacional.

  • Estas transformações que têm feito parte do caminho do Homem até à actualidade fazem-se sentir não só na pequena esfera familiar, regional ou até mesmo nacional, mas também num sentido mais amplo como nos sistemas de organização social. Destes já conhecemos vários, sendo alguns deles o esclavagismo, feudalismo e democracia, sob o qual vivemos actualmente. Contudo esta tem sofrido igualmente várias mutações desde a sua génese.

No comments: